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O que é procrastinação?

A palavra procrastinação se originou do latim, com a junção de pro (à frente) e crastinus (de amanhã).

No bom português significa deixar para depois, muitas vezes em caráter provisório e outras em definitivo, ou seja, nunca.

Quero deixar claro que às vezes passamos por períodos de bloqueios criativos, isso não é a mesma coisa que procrastinar.

É algo temporário e em algumas situações pode se tornar produtivo logo em seguida.

 

Por que procrastinamos?

PRAZER X DOR

As 2 coisas que nos fazem mover é o prazer, ou a dor.

Preferimos o prazer e não a dor, então, em muitas situações procrastinamos por acreditarmos que o prazer de não fazer, é maior do que a dor de fazer.

Isso pode ser referente à sua saúde, relacionamentos, ou questões profissionais.

Em questões profissionais, as pessoas mais valorizadas e bem pagas no mercado, são as que passam por cima da dor do trabalho, treino, estudo, ensaio, etc., para obter o prazer da recompensa financeira e/ou satisfação pessoal.

 

Por nossa conta e risco

Na infância as coisas eram mais fáceis, havia horário para acordar, tomar banho, comer, estudar, brincar e sempre tinha alguém pra dizer que estava na hora.

Com o tempo isso muda, temos que tomar nossas próprias decisões e nem sempre isso é fácil, então a procrastinação aparece e começa a se tornar mais frequente.

 

Fazer para quê?

Se não temos a visão clara do por que fazer e qual benefício nos trará concluir uma tarefa, ficamos desmotivados e a tendência é procrastinar.

Tenha certeza também que é necessário mesmo fazer o que você está supostamente procrastinando.

Muitas coisas não vão fazer falta nenhuma se forem deixadas de lado, mas por não identificar isso, o não fazer pode causar uma frustração desnecessária.

A pergunta “fazer para quê?” deve ser respondida antes que as tarefas entrem, ou permaneçam em nossa agenda.

 

Como parar de procrastinar?

Sabendo que somos movidos pelo prazer, evitando a dor, precisamos nos convencer de que há vantagens nos esperando no fim da execução de tarefas que estão além da procrastinação.

Vamos à parte prática disso: Numa folha de papel faça um risco horizontal na metade, para que fique com 2 colunas.

Na 1ª coluna escreva quais são as VANTAGENS que você terá se fizer uma determinada tarefa,

Na 2ª coluna escreva quais são as DESVANTAGENS que você terá se não fizer uma determinada tarefa.

Se a lista de VANTAGENS for maior do que a de DESVANTAGENS, você ficará convencido de que deverá parar de procrastinar para alcançar o objetivo que originou a lista, mesmo tendo que enfrentar a dor.

Quando você escreve consegue ver a exata dimensão da situação, pesar na balança e optar pelo lado que pesa mais e entenda visualmente o “fazer para quê”.

 

Ferramenta de apoio

O planejamento é uma forma de ver as tarefas por escrito, com data de início e término, é quase um contrato.

Uma ferramenta de Coaching que você pode usar é a LISTA DE REALIZAÇÕES, que criei para meus clientes de Coaching. Assista a vídeo-aula:

 

Para baixar a ferramenta LISTA DE REALIZAÇÕES,  clique aqui

Comece com um pequeno passo: O que você pode fazer hoje para começar algo que está adiando por meses, ou anos?

Quebre um objetivo em pequenas tarefas, faça algo hoje em direção à conclusão e sinalize na LISTA DE REALIZAÇÕES que a tarefa foi concluída, a sensação de ser procrastinador vai ficando cada vez menor, até sentir-se bem consigo mesmo.

John C. Maxwell escreve em seu livro A Jornada do Sucesso, pg 94 – Editora Mundo Cristão:

Você experimenta o sucesso todas as vezes em que cumpre um objetivo pequeno.

Como parar com a procrastinação? Agindo hoje!

Mãos à obra!