(41) 99664-5024 contato@sergiorocha.com.br
Escolha uma Página

Nosso humor é como a Montanha Russa, inicia num lugar, sobe, desce, gira, looping, vira e volta para o mesmo lugar, que lugar é esse que você inicia e sempre volta?

 

O verbo “to be” das emoções

Vamos diferenciar o que é “ser” e “estar”, ou seja o que sou é diferente de como estou.

Posso ser feliz e estar alegre, ser feliz e estar triste, ser infeliz e estar alegre, ser infeliz e estar triste.

Feliz e alegre

Este é o estado mais desejado, ser feliz e estar alegre

 

Feliz e triste

Podemos pensar na nossa linha do tempo como de uma vida feliz que passa por momentos de tristeza, não há nada de errado com isso.

 

Infeliz e alegre

Pessoas que são infelizes podem perfeitamente estar alegres em alguns momentos.

 

Infeliz e triste

Neste caso a pessoa é infeliz e está triste

 

Qual é o segredo da felicidade?

Essa pergunta é muito genérica e não pode se aplicar as mais de 7 bilhões de pessoas no planeta, a pergunta correta deveria ser: “Qual é o segredo da sua felicidade”?

“Se a tecla que bato tanto sobre autoconhecimento fosse uma nota, diria que é “Sol”, sua luz aquece e revela as coisas ocultas.”

Sérgio Rocha

A pergunta é individual e intransferível.

Parece e é obvio, mas para ser feliz é preciso descobrir o que te faz feliz.

Para uma pessoa, ser feliz é poder morar na tranquilidade de uma praia isolada e para outra é poder morar num bairro nobre de uma metrópole, cercado de gente e movimento.

Quando se tenta ser feliz pela ótica de outra pessoa, querer exatamente o mesmo alvo, realização e anseios pode ser uma grande roubada e tardiamente perceber que o que te deixaria feliz não é bem isso.

Tem certeza que sabe quem você realmente é e o que te deixará feliz?

Pra mim a felicidade está no progresso. Não ficamos felizes quando estagnados, nem quando estamos regredindo.

As emoções e seus contrastes

Quando você descobrir o que realmente te deixa feliz, poderá escrever sua missão de vida, isso te manterá no caminho, focado e feliz, mesmo que em muitos momentos não esteja alegre.

Não se sinta constrangido se não estiver alegre o tempo todo, isso faz parte dos contrastes da vida.

Como o calor faz contraste com o frio, a claridade com a escuridão, o doce com o salgado, a alegria contrasta com a tristeza.

Em nenhum dos casos acima citei algo ruim, são apenas contrastes.

Por falar em contrastes, há tempo para ficarmos um pouco tristes também, como diria o rei Salomão ao escrever o livro de Eclesiastes, capitulo 3.

 

Qual é o seu método de mudança de humor?

Estar feliz e alegre o tempo todo é impossível. O possível é saber como evitar ficar triste demais, chateado demais, irado demais, saber como voltar ao estado de alegria, saber o que te alegra e ter isso guardado por perto.

O que precisamos aprender, é que da mesma forma que sabemos salgar algo que não está salgado o suficiente e adoçar o que não está doce o suficiente, como aumentar a claridade ou a escuridão, assim precisamos saber individualmente como saímos da tristeza para a alegria quando isso for necessário, porque por vezes é preciso que fiquemos um tempo tristes.

Pode ser o que chamo de “Diário de Conquistas”, uma playlist de músicas que te inspirem, algumas “Afirmações Poderosas”, algum vídeo que te motive, ou qualquer coisa que você inventar para não ficar  no estado de tristeza por muito tempo.

Música é algo incrivelmente transformador, a playlist que me ajuda a mudar meu estado de tristeza para alegria talvez não faça nenhuma diferença para você, mas a título de curiosidade, essas são algumas das  músicas que me ajudam:

Never Give Up On A Good Thing

Happy

All Night Long

 

Não fique tão triste quando a noite chegar, o dia sempre amanhece;

Não fique tão triste quando a tempestade cair, o sol sempre ressurge imponente;

Não fique tão triste quando a tristeza vier, a alegria te alcançará novamente.

Sérgio Rocha

 

Um abraço e até a próxima!